Para as pessoas fofoqueiras

Antes de começar este post quero escrever algo só para lembrar: temos DOIS ouvidos, DOIS olhos, e apenas UMA boca. Então, vamos observar e ouvir mais e falar menos!
Este post foi escrito como um desabafo, está carregado em suas entrelinhas de um sentimento amargo que é a magoa, mas a pessoa que foi portadora da calúnia não irá ler este post, primeiramente, pela falta de capacidade de ler, segundo pela limitação cerebral, segundo por ela ser monossilábica e assim ter uma pobreza vocabular que a impossibilitará de entender algumas palavras aqui escrita e terceiro por que os olhos dela estão com a escama dos maus espíritos…
.

Como pode ter gente que cuida da vida alheia e esquece de cuidar da sua? Tenho repulsa por gente assim… numa rapida pesquisa feita sobre a "fofoca" indentifiquei que ela consiste no ato de fazer afirmações não baseadas em fatos concretos, é uma especulação em relação à vida alheia.

"Fofoca é o mais desprezível dos vícios; pois, por não poder influenciar o espírito e o caráter dos sábios, rasteja como uma serpente venenosa e refugia-se na alma dos fracos, tolos e ociosos."

Hoje acordei ouvindo fofocas e a energia das palavras era tão ruim que terminou por acabar com meu dia. É incrível como tem pessoas que se prestam a falar mal dos outros, fico puto da vida com isso… Com a fofoca, pessoas inescrupulosas põem em cheque a reputação de homens ou mulheres. As fofocas contaminam os bons costumes, azedam as relações interpessoais, destroem a eficácia do individuo.

O pior é quando a pessoa que é a "fofoqueira" tem o telhado de vidro e faz uso da fofoca para tirar o foco dos problemas próprios e assim mirar em outrem, tampando de maneira covarde o problemas da qual ela é portadora. Busquei ler alguma coisa que me criasse um escudo contra os fofoqueiros. Após muita procura achei um artigo do Gutemberg B. de Macêdo (renomado consultor brasileiro) e coloco aqui para que os seres de bom caráter se protejam da maldita fofoca:
.
· Fale diretamente, e não pelas costas, com as pessoas que você julga despreparadas. Aja com elas de maneira correta e justa.
.
· Não fale sobre seus problemas pessoais com aqueles indivíduos que, de antemão, você sabe, geram dúvida quanto à capacidade de ajudá-lo. É preferível chorar sozinho na privacidade de seu quarto a fazê-lo em público, nos ombros da pessoa errada.
.
· Quando tiver dúvidas em relação a uma pessoa e seus atos, que o afetem direta ou indiretamente, confronte-a corajosamente, mas em particular. Fazê-lo em público significa expor-se e multiplicar as dúvidas existentes.
.
· Embora seja uma tendência natural, muitas pessoas – sabemos – desejam expressar suas opiniões e versões publicamente. Quando se sentir tentado a fazê-lo, reflita e contenha o ímpeto de se expor desnecessariamente. Diz a sabedoria popular: “Em boca fechada, não entra mosquito.”
.
· Cuidado para não julgar precipitadamente as pessoas e os fatores que as motivam a agir de modo pouco convencional ou duvidoso. A mesma língua ferina, que critica e envenena as ações de outras pessoas, poderá voltar-se contra si mesmo e deixá-lo em apuros como crítico contumaz e insensato.
.
· Quando se perceber tentado a dar ouvidos a fofoqueiros, mesmo que por brincadeira ou curiosidade, reaja. Sua atitude não poderá jamais encorajar a prática da fofoca entre seus pares e colaboradores. Lembre-se que a maledicência só serve para corromper os bons costumes.
.
· Preocupe-se e ocupe-se com aquelas coisas que contribuem para o desenvolvimento do seu caráter, de sua carreira de sua vida. A fofoca, certamente, não tem esses atributos. “Mind your own business” (‘cuide do próprio negócio) – ensinavam os puritanos que fizeram a colonização norte-americana.
.
· Evite o descontrole emocional diante das pessoas com quem você convive. As irritações do dia-a-dia não podem afetar as relações com o mundo.
About these ads
Esse post foi publicado em Pessoal. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s